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Há uma confusão com relação à diferença entre habilidades e competências. É bem comum profissionais de todo o tipo utilizarem as duas palavras para uma mesma explicação, e embora a diferença seja sutil, ela existe.

De uma forma simples, habilidades são características que um ser humano pode ter, de acordo com sua genética, ambiente e vivências. São inatas e existe uma demanda cognitiva para o seu desenvolvimento.

Um bom exemplo de habilidades são as habilidades de fala, estão presentes desde bebês, sendo que uma criança já é capaz de se comunicar através de gestos e vocalizações com apenas meses de vida, mesmo sem ainda conseguir falar. De acordo com o ambiente, os estímulos recebidos e as experiências vividas, cada indivíduo pode ser diferente. Alguns podem se comunicar melhor que outros, terem um vocabulário mais extenso e maior facilidade de expressão. Mas o fato é que, desde que não exista deficiências ou alterações que impeçam esse desenvolvimento, toda criança irá desenvolver a sua comunicação oral.

Competências são características desenvolvidas a partir das habilidades que são precursoras para este aprendizado. Dirigir é uma competência aprendida, que depende de habilidades que envolvem questões motoras, noção espacial e lateralidade. Quanto melhor forem essas habilidades, melhor motorista um indivíduo pode ser.

Um exemplo de competência a ser desenvolvida no ambiente educacional é a leitura. Se tornar um leitor depende do bom desenvolvimento e desempenho das Habilidades Preditoras da Alfabetização. Estimular e treinar essas habilidades desde a Educação Infantil, pode garantir um aprendizado mais fácil e eficiente da competência de leitura.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), descreve 10 competências que precisam ser desenvolvidas e que passam pela articulação de diversas habilidades a serem trabalhadas, organizadas de forma progressiva no documento, da mais fácil para a mais complexa.

Cabe aos profissionais da educação, compreender não somente quais são essas habilidades, mas de que forma elas podem e devem ser trabalhadas e estimuladas com os alunos. Só assim, poderemos garantir que os escolares, no decorrer de suas vidas acadêmicas, desenvolvam as habilidades e adquiram todas as competências.

Por Daniela Borges Ultramare

Fonoaudióloga Educacional, sócia-diretora da Plataforma Fono Educacional